terça-feira, 30 de março de 2010

Eric Clapton completa 65 anos de vida

Nascido em Surrey, na Inglaterra, o guitarrista Eric Clapton completa 65 anos de idade nesta terça-feira (30). Dono de habilidade única com as guitarras, ele coleciona mais de 70 álbuns, entre solos, com bandas, ao vivo e coletâneas.

Clapton começou a tocar aos 13 anos de idade, quando ganhou seu primeiro violão. A dificuldade em acertar os acordes era grande, porém seu amor pelo blues - que levou para toda a vida - não o deixou parar. Sua primeira banda de sucesso foi criada em 1966, quando ele tinha 21 anos. Ao lado de Jack Bruce e Ginger Baker fundou o Cream e começou a ser visto como uma grande guitarrista, sendo considerado um dos melhores da Grã-Bretanha.

O grupo teve vida curta, mas grande importância na carreira do guitarrista. O último disco do grupo apresenta a música Badge, composta ao lado de George Harrison e também valeu para Eric uma participação no White Álbum, dos Beatles.

Os dois se aproximaram tanto, que Clapton se apaixonou pela mulher de Harrison, Pattie Boyd, em 1979, e pela rejeição inicial, começou a usar heroína - para deixar o vício, teve ajuda do amigo Pete Townshend (The Who), e do evento Eric Clapton's Rainbow Concert, que reuniu grandes artistas e virou um álbum ao vivo.

O casamento com Pattie durou até 1988, quando não aguentou mais as frequentes brigas, geradas pelo alcoolismo e traições do guitarrista. Para Pattie, Eric escreveu várias canções, como Wonderful Tonight, Golden Ring e Pretty Girl.

Clapton teve diversos filhos fora do casamento. Em 1985 nasceu Ruth, filha com Yvone Khan Kelly. Também teve um herdeiro com a modelo italiana Lori Del Santo. Aos 4 anos, Conor Clapton morreu após cair de uma janela que estava aberta em um apartamento mo 53º andar, em Nova York. A canção Tears In Heaven é uma homenagem ao filho e faz parte do álbum Unplugged, vencedor do Grammy de 1993. A música ainda rendeu os prêmios de Canção do Ano, Gravação do Ano e Melhor Performance de Voz Pop Masculina.

Clapton chegou a gravar um álbum de música eletrônica, Retail Therapy, sob o pseudônimo TDF, em 1997. Em 2000, gravou Riding with the King, ao lado de B.B. King.

Em 1999, com 56 anos, teve mais três filhas com a artista gráfica Melia McEnery, de 25. Do casamento oficializado em 2002, tiveram Julia Rose, Ella May e Sophie, em 2001, 2003 e 2005.

Ainda em 2005, participou da reunião do Cream, que rendeu mais um álbum ao vivo de duas coletâneas. No final de 2006, lançou o álbum solo The Road to Escondido, que dois anos depois rendeu o Grammy de Melhor Álbum Contemporâneo de Blues. Seu mais recente álbum é Live from Madison Square Garden, gravado ao lado de Steve Winwood, em 2009.





Fonte: Terra e Youtube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails