terça-feira, 16 de março de 2010

Baú do Planeta Música - Programa Silvio Santos

BAÚ DO PLANETA

Todos nós que nunca assistiu a pelo menos um programa nos domingos do SBT? Ou quem nunca teve uma vizinha ou algum parente que esperava com a Tele-Sena e caneta para conferir o sorteio ao vivo na TV? Bom, o fato é que quase todas as trilhas sonoras utilizadas nos programas do Silvio Santos tem artista, nome, álbum e foram lançadas em algum filme. Para você que curte o cheiro do baú do Planeta Música, leia mais neste post extraído do blog "O Baú do Silvio".

SHOW DE CALOUROS
Essa você já viu aqui antes! O Show de Calouros teve dois temas musicais: o Coisa Nossa, uma adaptação de Cosa Nostra, sucesso do Jorge Ben, e, de 1985 até o fim do programa, em 1996, o Lá Lá Lá Lá, uma versão de Those Were The Days que, por sua vez, era uma adaptação de Dorogoi Dlinnoyu, uma canção popular russa. No Show, foi tocada pela orquestra do Maestro Zezinho. Confira tudo aqui neste tópico completo sobre o assunto.
No encerramento do programa, após o Isto é Incrível, Silvio Santos chamava "vai maestro!" e a orquestra tocava esta trilha: veja no YouTube. Trata-se de uma versão instrumental da canção de Ethel Merman There's no business like show business, um clássico dos anos 1950. Num outro arranjo, ela foi tema de abertura da minissérie da Globo O Quinto dos Infernos.

PORTA DA ESPERANÇA
O célebre quadro assistencialista do Programa Silvio Santos tem como trilha In The Stone, da banda Earth, Wind & Fire (do álbum I Am, Columbia CBS, 1979). Veja no YouTube. Basta ouvir os primeiros acordes e a associação será imediata. Confira.

SORTEIO DA TELE SENA
Este momento acompanhado com atenção e caneta na mão pelas colegas de trabalho tem como cortina musical a versão "disco" de To Sir, With Love, de Vicki Sue Robinson (single lançado pela gravadora Profile em 1983). A mesma canção, em sua versão original, da cantora escocesa Lulu, foi tema do clássico e marcante filme Ao Mestre com Carinho (Columbia Pictures, 1966), que relata o drama do professor vivido por Sidney Poitier para enfrentar a hostilidade e o preconceito de seus alunos. É um filmão, a trilha é boa e a versão dançante combina com o sorteio do bingo televisivo... Ouça a canção de Vicki Sue Robinson e a mesma música no Sorteio da Tele Sena.
E nas propagandas... todo mundo já ouviu e cantou: "Tele, Tele, Tele, Tele Sena / Eu vou ganhar / Na Tele Sena". Mas a primeira vez que alguém cantou este hit foi o bom baiano Cid Guerreiro, que participou de uma campanha de Carnaval desse título de capitalização. Ele mesmo, o compositor do Ilariê da Xuxa e do Circo da Alegria de Atchim & Espirro. É bem provável que ele mesmo tenha composto o jingle da Tele Sena!

TROFÉU IMPRENSA
O Oscar da TV Brasileira, criado pelo jornalista Plácido Manaia Nunes, da extinta revista São Paulo na TV, em 1960, e que desde os anos 70 é apresentado pelo nosso herói. A música que embalava os trabalhos do júri nos anos 80 e 90 era o tema de Superman (1978, Warner Bros.), de John Williams: clique e veja. Depois foi usada Chariots of Fire de Vangelis Papathanassiou, do filme vencedor de 4 Oscars Carruagens de Fogo (1981, 20th Century Fox). Não confundir essa música com "Titles", tema do mesmo filme que se tornou marcante na transmissão da Corrida de São Silvestre. Chariots of Fire também embalou a chamada da série O Homem que veio do Céu na TVS: clique e veja.

RODA O PIÃO
Conhecido nacionalmente como o Pião da Casa Própria, o prisma giratório de seis faces rodado pelos clientes do Baú da Felicidade nos quadros do Programa Silvio Santos serviu para várias brincadeiras diferentes. Além de protagonizar o Festival da Casa Própria, valendo uma casa para o vencedor e um video-cassete com um bom filme para o derrotado, o pião também trabalhou no Qual é a Música, como Pião dos Signos, com os elementos do zodíaco no lugar dos números e no Tentação, no qual apareciam três piões no palco. Mas o recorde foi noutra brincadeira do Baú, na qual nada mais que seis piões rodopiavam no palco. O pião mais famoso da televisão emanava um som característico ao ser acionado pelos fregueses do Baú, uma música que dava emoção e nervosismo à brincadeira. Essa música é Holiday for Strings, executada pela orquestra de Henry Jerome. Estava no LP Metais em Brasa e as Cordas Vibrantes.

HOT HOT HOT
A música que dava título ao quadro do Programa Silvio Santos Hot Hot Hot, levava o mesmo nome e também embalou os primeiros anos do Topa Tudo por Dinheiro, até surgir a canção Ritmo de Festa. A versão original parece ser de Harry Belafonte, artista americano dos anos 50, mas a versão usada no programa é do cantor caribenho Arrow, de um single de 1982. Veja só ele cantando ao vivo, num show!
Lembro também que, certa feita, o Beto Carrero levou um grupo de acrobatas ao Domingo Legal e comentou com o Gugu que a música usada na apresentação dos artistas circenses era exclusiva e inédita no Brasil... uma ova... era Hot Hot Hot! De fato, pouca gente conhece as versões originais dessa música, achando que ela é uma invenção do Silvio Santos...

REI MAJESTADE
O programa que buscou resgatar os artistas que fizeram sucesso no passado e "nunca perderam a majestade" começava com as bailarinas do SBT dançando Celebration, da banda Kool in the Gang. Confira neste vídeo, que tem a assinatura logo no início, com o Silvio Santos vem aí!

ENCERRAMENTO DAS TRANSMISSÕES
A clássica vinheta já postada aqui, com o satélite despejando o sinal do SBT no Brasil tem a sonoplastia de Giorgio Moroder, com a música The Fight, que foi trilha de Falcão, o campeão dos campeões (1987, Warner Bros. Sim, é aquele clássico da Sessão de Sábado da Globo, com Silvester Stallone). Veja no YouTube.

Extraído do blog O Baú do Silvio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails