terça-feira, 7 de setembro de 2010

Não será fácil para Ivete Sangalo conquistar os E.U.A.

Jon Pareles, principal crítico de música do jornal New York Times e um dos mais respeitados do mundo, assistiu ao show da baiana no Madison Square Garden e não ficou muito impressionado. Apesar de reconhecer algumas qualidades no som e na postura da cantora, ele acha que será bem difícil Ivete repetir o sucesso de cantoras como Shakira e Beyoncé no mercado norte-americano.

"Não vai ser fácil para a sra. Sangalo expandir seu território e se juntar a artistas como Beyoncé, Madonna e Shakira sendo uma pop star reconhecida globalmente. Há, inevitavelmente, a barreira da língua para as músicas em português. O set de Sangalo incluiu dois estranhos antigos sucessos americanos: Human Nature, de Michael Jackson, recriada como um samba-reggae baiano, e Easy, do Commodores, que ela cantou e tocou no piano. Seu dueto com Nelly Furtado, Where it Begins, foi uma fusão pop leve, mas mais promissora: uma canção de amor otimista em inglês mesclada com uma batida brasileira. Ela também atingiu a audiência de língua espanhola: seus duetos com Juanes e Diego Torres foram canções românticas bilíngues".

Pareles afirmou que outra dificuldade para Ivete fazer sucesso nos EUA é o ritmo alucinante da axé music: "Muitos dos seus sucessos brasileiros, como Cadê Dalila, usam a rápida e barulhenta batida da música do Carnaval baiano, o axé - uma batida que poucos fora do Brasil conseguem acompanhar. É um ritmo mais difícil de ser assimilado pelo público internacional que o R&B de Beyoncé ou a cumbia de Shakira. Ela tentou uma estratégia de cruzamento internacional: colocando sintetizadores e uma batida 'denominador' comum de 4/4 sob um dos medleys de sucessos. Mas abrir mão completamente desta 'propulsão brasileira' iria neutralizar sua música. É o dilema do cruzamento, e que Sangalo ainda precisa trabalhar".
O crtítico, no entanto, elogiou a energia "infatigável" de Ivete no palco e seu "espírito de diva". Pareles disse que os brasileiros eram a grande maioria dos 15 mil presentes no Madison Square Garden, e fizeram um verdadeiro Carnaval com a série de sucessos da axé music que Ivete desfilou. Pareles termina o texto dizendo que após o final do show os brasileiros cantaram juntos "eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor", que ele definiu como um "canto que celebra as vitórias no futebol".
Fonte: Terra (texto integral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails