segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Chega de folga para Colin Hay

O Men At Work, banda meio new wave, meio surf rock, formada na Austrália e que teve grandes êxitos nos anos 80, foi popular no Brasil a ponto de passar por aqui com turnês de "volta" e até gravar um CD ao vivo durante tour em nossas terras, Brazil, de 1998. O vocalista e compositor Colin Hay, responsável por quase todos os hits da banda, chegou a ter um grande sucesso solo (Into my life, que o trouxe até aqui com sua Colin Hay Band, em 1991, no Rock In Rio 2). A Spinner resolveu descobrir onde foi parar o cara e descobriu que, na encolha, ele acaba de lançar um novo DVD, Live at the Corner. E que, morando na Califórnia há anos com a mulher, Hay saíra da sua adorada Austrália para se curar de seus problemas com álcool.


"Estava fugindo de Melbourne, e tentando mudar coisas em minha vida por causa disso. Uma mudança de lugar não iria necessariamente ajudar. Mas eu saía com os amigos, ia para encontros, e realmente precisava parar", recorda o músico, detalhando que padeceu. "Era difícil. Até quando eu estava com amigos que conhecia bem, era duro ter que mudar comportamentos e me reinventar. A Califórnia passou a ter o elemento de reinvenção para mim, desde quando fui lá pela primeira vez".

Justamente por isso, seu disco solo anterior, American sunshine (2009), começa com uma homenagem à cidade que adotou, Oh California. "Meus pensamentos sobre a Califórnia são meio mitológicos. Tanto quanto sei que é um lugar real, vejo-a como um lugar onde as pessoas vão para tentar encontrar algo - felicidade, ou a realização de seus sonhos. É um lugar que tem seus lados de heroísmo e de dor, assim como a Austrália", diz Hay. O líder do Men At Work é um cara de quem se sabe muito pouco a respeito - mas que também não segue exatamente a linha do artista recluso - e que vem mantendo uma discografia solo regular desde Wayfaring sons (1990), seu segundo disco, e o mais bem sucedido. Em Man @ work (2003), releu as suas canções preferidas de sua banda.

Apesar de ter feito um dos grandes hits do rock australiano, Down under, Hay nasceu na Escócia e passou boa parte de sua vida por lá. A canção, presente no primeiro disco do grupo, Business as usual (1981), é reconhecível pelo seu riff de flauta - que, revela Hay, sequer existia quando ela foi composta. "Ela foi feita em 1978, por mim e por Ron Strykert (ex-guitarrista do grupo), antes até do Men At Work existir. Não havia flauta nenhuma quando a fizemos. Com a banda já formada, gravamos diferentes flautas. Insconscientemente, eles se aproveitaram dessas duas escalas. Nem sabiam o que estavam fazendo, mas a música soava vagamente como algo australiano para eles".

Foto: Divulgação
Fonte: Laboratório Pop

Um comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails