sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Túnel do Tempo - Bananarama

(Bananarama, em 1983: em Estéreo)

No domingo passado (03/JAN/2010), ao surfar pelos canais de televisão, encontrei na TV Bandeirantes, o filme Karatê Kid (1984), sendo exibido no início da tarde. E é deste filme que surge uma letra de música conhecida pelo povo que se ligava no rádio ali por 1998.

No filme, enquanto Daniel Sam (Ralph Macchio) caminhava pelas ruas quentes de Los Angeles, um grupo de mulheres cantava algo como: Hot summer streets and the pavements are burning I sit around... Trying to smile but the air is so heavy and dry”. Logo reconheci pelo ritmo e pela melodia. Mas minha dúvida só viria a ser totalmente esclarecida pelo refrão. A música era “Cruel Summer”.

Gravada em 1983, essa música atingiu o primeiro lugar nas paradas de sucesso da Inglaterra. O hit é fruto da banda new wave inglesa Bananarama, formada em 1979 por três moças: Siobhan Fahey, Keren Woodward e Sara Dallin.

A música (Cruel Summer) não foi um big super sucesso internacional, até o momento em que foi incluída como trilha no filme Karate Kid (1984), um ano após ser oficialmente lançada. A grande pena da história foi que a banda não permitiu a inclusão do som no álbum de trilha sonora original do filme, apesar de alcançar o topo das montanhas de sucesso nos EUA. Ou seja, aquele LP que você tem aí do filme Karate Kid em casa não tem essa música, ok?

A banda ainda fez aparições em séries de TV da época como Knight Rider - A Super Máquina (episódio KITT vs. KARR), e em Dukes Of Hazzard – Os Gatões (onde em uma cena de perseguição, as garotas comem bananas em um carro de polícia).

O grupo chegou a gravar duas versões desta música: a original, que foi para o filme, em 1983; e outra gravada em 1989, após a saída de Siobhan, que foi substituída por Jacquie O’Sullivan, que fez parte da banda até 1991. Desde então, a banda Bananarama se apresenta em forma de Dueto com as duas señoritas que sobraram.

Para quem se ligava no rádio lá pelo ano de 1998, deve se lembrar desta música que foi regravada pela banda pop sueca Ace Of Base (mãe de sucessos como “Don’t Turn Around”, “It’s A Beautiful Life” e “Sign” – clipes que eu assistia no Tele-Ritmo, programa clássico de música da, já extinta, TV2 Guaíba).

A versão regravada por Ace Of Base chegou a atingir o score de gold como hit internacional.

Em 2002, a letra de “Cruel Summer” chegou ao Brasil novamente em forma de Blestenation remix, inserida na trilha sonora do filme “Blue Crush – Na Onda dos Sonhos” (pois, aqui no Brasil, os filmes internacionais sempre ganham codinomes estranhos).

E para quem pensa que a banda, formada em 1979 está parada, aí vai a última: o dueto – que ainda leva o nome de Bananarama - lançou em 2009 o single “Love Comes”.

Essa é uma história básica da música “Cruel Summer”, interpretada pela banda Bananarama, que você lê só aqui no Planeta Música!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails