quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Baú do Planeta Música - Haddaway

1993.
Você se lembra de tudo o que aconteceu na sua vida neste ano? Lembra do que você fazia ou gostava de fazer nesta época?

Para ajudar a refrescar a sua mente, voltemos no tempo e vamos dar uma breve pincelada no que aconteceu em 1993, enquanto você ouvia seu walkman, trancado em seu quarto:

- morre Brandon Lee (filho do lendário Bruce Lee), Cassiano Gabus Mendes (autor de novelas), Tião Macalé (quem não se lembra do "Nojento... tchan!") e Grande Otelo (ator e humorista);

- o então presidente Itamar Franco relançava o Fusca;

- e o famosão Bill Clinton toma posse como presidente dos EUA.

Pois bem, meu camarada. Eu acredito que você pode até diga que não fazia nada demais. Ficava em casa olhando Sessão da Tarde. De qualquer forma, é certo que você tenha ouvido falar de, pelo menos, UMA música do artista da vez aqui no Baú do Planeta Música.

O nome dele é Alexander.

Não é o mesmo Arthur Alexander, de "Every Day I Have to Cry Some" (1993).

Estamos falando de alguém com mais sucesso no mundo do Eurodance. Estamos falando de Alexander Nestor Haddaway.

(Alexander Nestor Haddaway, mandando um alô pra galera do Planeta Música).

Nascido em Trinidad e Tobago, no dia 9 de janeiro de 1965, o então garotinho Haddaway, filho de um oceanógrafo holandês e uma enfermeira trinidadiana, não fazia idéia do que o esperava no ano de 1993.

Neste meio tempo, Alexander se mudou com seu pai, já separado da mãe, para a Europa. Lá cursou o ensino básico. Com o passar dos anos, ele acabou se mudando para os Estados Unidos para viver com a sua mãe, na cidade de Maryland, onde se formou em 1983.

Enquanto no colégio, Alexander fazia curso numa escola de jazz e marcha. Já em Washington, ele descobriu seu amor pela música ao apresentar-se com uma banda cover. Aliás, eram peças pequenas; nada comparado ao grande sucesso que o aguardava no futuro.

Em 1989, Alexander Haddaway retornou para a Europa (já com 24 anos), onde se estabilizou na cidade de Colônia, na Alemanha. Lá, ele se engajou num time de futebol como coreógrafo. Ele também vendia tapetes e fazia música nos momentos de faz-nada-na-vida.
3 anos mais tarde (em 1992), Haddaway assinou um contrato cuja gravadora é um mistério no mundo da web. Alguns sites afirmam que foi um selo alemão chamado Coconut Records. Fato é que o single é vendido sob o selo Arista.

(Capa do álbum Haddaway (1993): Bem, éhm... digamos que esta era a roupa da moda na época).

Mas o grande sucesso viria no ano seguinte. Mais exatamente no dia 23 de Novembro de 1993, quando chegou às lojas o álbum "Haddaway" (1993), tendo a música "What Is Love?" como single.

(Haddaway pensativo: "será que isso vai dar certo?").

A música foi um verdadeiro boom no mundo do eurodance (pesquise também por bandas como Double You, La Bouche, C+C Music Factory e Real McCoy para entender o que é Eurodance). Em semanas, "What Is Love?" conquistou o topo das montanhas no mundo da músicas na Suíça, Austria, Irlanda, França e Noruega. Nos EUA, chegou ao topo da 11ª colocação na Billboard.

O mesmo álbum trouxe ainda à tona, músicas como "Life (Everybody Needs Somebody to Love)", "Rock My Heart" e a melosa "I Miss You".

Na época, Haddaway não fez muito sucesso nos EUA, mas no Brasil é muito comum conhecermos as músicas deste cara pois várias destas faixas foram temas de novelas Globais, tais como: "Sonho Meu" (1993), com a música "What Is Love?"; "A Viagem" (1994), com a música "I Miss You"; Malhação (em 1995), com a música "Workout" e, também em 1995, a música "The First Cut" foi usada como tema na novela "Uma História de Amor".

Ao longo de sua carreira, Haddaway lançou (fora o primeiro disco, em 1993), outros 6 álbuns. Segundo informações, no ano passado, ele teria lançado um material em conjunto com o DJ e produtor alemão Klass, com o álbum chamado "Klass Meets Haddaway - What Is Love 2K9" ("2K9" representa "2009" como sigla). O estilo da música passa de Eurodance para Trance Music. Para quem gosta, é o Canal!

(Klass Meets Haddaway - "What Is Love 2k9").

Aproveite para pesquisar mais sobre Haddaway. Acredito que se você não lembra pelo nome, vai lembrar das músicas do cara. E com isto, se lembrará da época em que ouvia isto na TV.

Este foi mais um túnel do tempo, só aqui no Planeta Música! Abraço e até mais!

fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Haddaway , http://www.dancehitz.com.br/klaas-meets-haddaway-what-is-love-2k9/

3 comentários:

  1. Juro que eu não lembrava do Haddaway... lembro ainda que neste ano fui pra praia, numa excurção de final de ano e esta música tocava mto.... Bacana relembrar. Mas por falar em relembrar: New Kids on The Block voltaram, numa nova roupagem... literalmente. O single que eles estão lançando com a Ne-Yo tá, na minha opinião, abalando!!! Abração!

    ResponderExcluir
  2. Eu tinha 13 anos na época e já amava de paixão a Eurodance. Haddaway para mim tem a voz mais maravilhosa dos anos 90, junto com Willian Naraine do Double You. Sempre amei "What is love", mas minha favorita é "Life", que tem um clipe bem legal.
    Valew pelas lembranças!

    ResponderExcluir
  3. sabe, eu tenho 19 anos e sou loucamente apaixonada por musica dos anos 80 e 90.As musicas de hoje não representa nada pra mim, não tem sentimento algum e não passa nada de muito importante, meus amigos dizem que eu deveria ter nascido naquela época.mas quando eu ouvi a musica nem sabia de tamanho sucesso...mas sem duvida for uma musica estra-ordinária para meus ouvidos, MUSICA é disso que o que eu tava precisando...Aqui pude mostrar o quanto eu o admiro HADDAWAY....BJAO NO <3

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails