sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Robert Johnson (1911-1938)
O VELHO E BOM BLUES

Cara, eu sou simplesmente apaixonado pelo Blues, e sempre que posso toco no meu programa de rádio os Blues que também ouço em casa.

Nascido nas colheitas de algodão ao longo do Delta do Mississipi, nos Estados Unidos, este gênero musical é a expressão da melancolia. Não à toa, bebidas e amores desfeitos são temas constantes. Inicialmente, o Blues tinha como principal função aliviar o duro trabalho imposto aos escravos.

Os primeiros relatos em termos de "BLUES" datam de 1862. A origem do termo é incerta, mas seu significado mais próximo é sem dúvida o equivalente ao que conhecemos como "fossa". Ele podia ser ouvido tanto nas plantações quanto nas senzalas. Vem daí algumas de suas características marcantes, como o canto rude e melancólico.

O Blues tem e já teve grandes mestres como: B.B. King, Albert King, Stevie Ray Vaughan, Eric Clapton e tantos outros grandes nomes. É impossível mencionar todos.

Só pra você ter uma idéia, meu "camarada", eu listo abaixo alguns Bluesmen que participaram da história do Blues desde suas origens:

Big Bill Broonzy (1893-1958)

Um dos primeiros artistas do Blues clássico, foi o bluesman de maior sucesso nos anos 30.

Sonny Boy Williamson (1899-1965)

Adotou o nome com a morte do primeiro Sonny Boy e só emplacou por conta do seu talento na harmônica (conhecida pelos leigos como gaita de boca).

Willie Dixon (1915-1992)

Compositor, cantor, baixista e guitarrista, foi talvez a figura mais importante da chamada era clássica do Blues urbano de Chicago.

Ottis Spann (1930-1970)

Pianista que juntamente com Waters e Little Walter, foi um dos criadores do Blues de Chicago do pós-guerra.

Muddy Waters (1915-1983)

O maior artista do gênero entre a era clássica de Robert Johnson e a de B.B. King. Mestre da slide guitar, manteve a crueza do Blues rural mesmo quando adotou a guitarra elétrica.

Memphis Slim(1915-1988)

Pianista que migrou do estilo R&B para o Folk-blues, com muito sucesso.

Lowell Fulson (1921-1999)

Figura de ligação entre o Blues clássico e o R&B, guitarrista que alia a tradição aos novos estilos.

John Lee Hooker (1917-2001)

Um dos grandes intérpretes da onda revivalista dos anos 60. Este guitarrista fez um Blues bem tradicional com sua interpretação econômica e irônica.

Hooker gravou mais de 100 albúns e viveu os últimos dias de sua vida em São Francisco, onde era dono de um clube noturno chamado "Boom Boom Room", nome este inspirado em um de seus sucessos.

Howlin' Wolf (1910-1976)

Principal rival de Waters nos anos 50, seu jeito de gritar os Blues fez escola e tornava suas performances inesquecíveis.

Buddy Guy ( 1936- )

Showman da guitarra revitalizou o gênero nos anos 60.

Bo Diddley (1928-2008)

Precursor da batida do rock, esse guitarrista faz um Rhythm'n'blues cheio de suingue e animação.

Bessie Smith (1894-1937)

A maior de todas as cantoras de Blues, chamada a "Imperatriz do Blues", por suas interpretações sinceras e cheias de emoção.

Robert "Leroy" Johnson (1911-1938)

Esse é um dos músicos mais influentes do Mississipi Delta Blues e é também uma importante referência para a padronização do consagrado formato de 12 compassos para o Blues. Influenciou muita gente, grandes artistas durante anos, artistas como Muddy Waters, Led Zeppelin, Bob Dylan, The Rolling Stones, Johnny Winter, Jeff Beck e Eric Clapton, que considerava Johnson: "O mais importante cantor de Blues que já viveu"

O Blues é isso, sentimento. Puro sentimento.

VOCÊ NUNCA VAI SABER O QUE É O BLUES

(Bebados Habilidosos)

Se você nunca dormiu num banheiro de um bar vagabundo

Se você nunca amou alguém que um dia foi embora

Se você nunca teve um dia de cão

Se nunca bebeu pra fugir da solidão

Você nunca vai saber o que é o Blues

Se a tua vida sempre foi assim como uma linha reta

Se você sempre fez amor com a pessoa certa

Se você só tomou um gole de gim

E nunca bebeu a garrafa até o fim

Você nunca vai saber o que é o Blues

Você nunca vai entender o que é o Blues.

"As pessoas costumam me perguntar onde surgiu o Blues, e tudo o que posso dizer é que quando eu era rapaz, sempre estávamos cantando nos campos. Na verdade não cantávamos, você sabe, gritávamos, mas inventamos as nossas canções sobre coisas que estavam acontecendo conosco naquele momento e acho que foi assim que começou o Blues."

SON HOUSE (1902-1988)

O poeta do Blues que cantava canções profanas e religiosas com a mesma força volúpia e intensidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails