terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Curiosidades do Baú do Planeta Música: "20/20"

Enquanto escrevia um outro artigo para este blog, meu Winamp Classic sorteou no shuffle uma música que instigou minha curiosidade, e esta informação eu gostaria de compartilhar com vocês.

A banda: Survivor.
A música: "20/20".



O álbum: "Survivor" (1978, o qual tenho o exemplar original).

"Survivor" foi o primeiro álbum lançado pela banda Survivor (ora, mas que criatividade). Lançado em 1978, o álbum traz canções num tom um quase de teste. Muitas das canções trazem ecos e algumas sutilezas da gravação da época, como reverb do cubo e ruídos de microfones. Mas nada disso me fez mudar de idéia quando comprei o disco.

Mas voltemos ao meado da música em questão.

"20/20" é a faixa 8 do cd que leva o mesmo nome da banda. Ao ouvir a música ame questionei o porque deste nome. O refrão é mais ou menos assim:

Cause I can see, 20/20
You just can't disguise
Oooh, the fire in your eyes, 20/20
There's no way to hide
From my sweet love tonight

A MORAL DO 20/20

Ao fazer uma breve pesquisa, encontrei um item no site How Stuff Works (site que deu origem ao programa do Discovery Channel, chamado "Como funcionam as coisas?") que explica bem o significado.

20/20, na verdade, é um termo técnico utilizado pelos oftamologistas americanos, que ao fazer um teste de visão (aquele do quadro cheios de E's virados e invertidos), definem que uma visão normal para um ser humano é considerada 20/20 (de 20 feets, unidade de medida utilidada nos EUA). Então se você consegue ver bem os elementos no quadro, sua visão é considerada 20/20; isto porque o que você vê a 20 pés é o mesmo que um ser humano normal vê a 20 pés. Aqui no Brasil, como usamos o sistema métrico, a visão seria considerada "6/6" (sendo 20 pés equivalente a 6 metros). Nos EUA, o termo 20/20 é muito comum e inclusive existe um seriado de TV com este nome.

Se o médico te disesse que você tem uma visão 20/40 (nos EUA, em "feets" hein), significa que o que você vê quando está a 20 pés do quadro, é o que um ser humano normal veria quando estivesse a 40 pés.
Ainda complementando o post; nos Estados Unidos, uma pessoa que possui uma visão 20/200, é oficialmente considerada cega.


Curiosidades do bauzão do Planeta Música é só aqui, meu amigo! Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails