terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Baú do Planeta Música - Last Christmas (Parte 02)

Ainda em 2006, surgiria outra figurinha que lançaria também sua versão de “Last Christmas”.

Quem aí não se lembra daquele sapinho que anda com a sua moto imaginária, chamado Crazy Frog? Pois então, meu amigo. Até o sapinho maluco gravou a sua versão da música do Wham.


A história do sapo malucão surgiu 1997, quando o sueco Daniel Malmedahl simplesmente gravou uma imitação de um motor de dois tempos para ter em seu computador. O som acabou caindo na rede e, em 2003, outro sueco chamado Erik Wernquist, criou um personagem 3d chamado originalmente de “The Annoying Thing”, que servia para acompanhar o efeito sonoro.

O personagem surgiu para o público em 2004, quando a operadora de telefonia Jamba! comprou os direitos do boneco para ser usado como um ringtone para celulares. A animação (que serviu para a campanha) e o som foram batizados de “Crazy Frog”. Logo, ele se tornaria o ringtone mais baixado da internet.

Crazy Frog ficou bastante conhecido no Brasil em meados de 2005/2006, quando a canção “Axel F.”, lançada pelo DJ alemão cujo nome é “Axel Foley” se popularizou inclusive com uma animação em vídeo do sapo maluco interpretando a música.

Abre Aspas

A origem da música “Axel F.”, interpretada pelo sapo maluco e remixada pelo DJ alemão, é na verdade um remix de um sampler sobre a música “Axel F.”, originalmente composta pelo músico alemão Harold Faltermeyer, que é considerado um dos pioneiros na música eletrônica, juntamente com Giorgio Moroder. A data de lançamento do cd com a trilha oficial do filme “Beverly Hills Cop – Um Tira da Pesada” é 8 de abril de 1985 (coincidência ou não, o mesmo ano de lançamento da música Last Christmas, com letra e interpretação da banda Wham).


Fecha Aspas

O mesmo DJ viria a lançar – juntamente com o sapo maluco – em 2006, um remix da música “Last Christmas”, no início de Dezembro do ano de 2006. A música tem o clássico sonzinho de motor produzido pelo anfíbio. Também, a participação de uma moça que canta a letra original do Wham (moça cujo nome se perde na pesquisa de 6 dias em meio aos “ding ding dings” e “téin téin téins”).


Já em 2007, a história de Last Christmas continuaria na voz da cantora Natalie Horder e de mais dois DJs que compõem a banda alemã Cascada.


Cascada é um grupo alemão do gênero eurodance, que teve como primeiro sucesso o seu mais famoso som "Everytime We Touch", seguido por diversos outros, como a versão remix da música "What Hurts The Most".

A banda existe desde 2004 e continua na ativa. Em Outubro de 2009, eles lançaram a música “Evacuate The Dancefloor”, que neste momento ocupa a 34ª posição da Hot100 da Billboard.

Ainda em 2007, a música Last Christmas também seria regravada pela atriz, cantora e compositora de country music norte-americana Taylor Alison Swift.


Nascida em 13 de Dezembro de 1989, Swift teve uma vida infantil bastante ativa e se criou numa fazenda de cultivo da família.

Aqui temos um exemplo de menina que se criou escrevendo poemas, compondo letras de músicas e batalhando bastante para conseguir chegar ao estrelato. Após assinar e quebrar diversos contratos com gravadoras por problemas comuns entre artistas. O mais interessante é isto, ela moldou seu estilo ao longo do tempo com uma maneira de agir bem simples.

Entre suas influências musicais estão sua avó e LeAnn Rimes. Apesar que sua avó foi uma cantora de ópera profissional, o estilo de Taylor sempre tendeu ao country e ela desenvolveu um amor por Patsy Cline e Dolly Parton na infância. Ela também creditou as Dixie Chicks e Shania Twain por demonstrarem o quanto impacto pode ser feito por "estenderem as fronteiras".

Atualmente, Taylor está em 3º lugar na Hot200 da Billboard com o álbum “Fearless”. Apesar disto, o seu primeiro álbum (que leva seu nome, “Taylor Swift”) serviu para lanrçá-la de vez nas paradas de sucesso.
Taylor também gravou o EP natalino Sounds of the Season: The Taylor Swift Holiday Collection, que foi lançado à venda em 16 de Outubro de 2007 apenas nas lojas Target. O álbum, que não fez tanto sucesso como seu álbum de estreia homônimo, e contou com clássicos natalinos como "Last Christmas" e canções originais escritas por Swift.

E nos dias de hoje...

No mês de dezembro de 2009, para comemorar o natal que estava para chegar e também o grande sucesso da série americana, a Fox/Columbia decidiram lançar a música “Last Christmas”, interpretada pelo cast da série de TV Glee (logo, “Glee Cast”).


Glee é uma premiada série de televisão estadunidense do gênero comédia/musical, produzida pela FOX. É transmitida pelo Canal Fox no Brasil,lançado dia 18 de Novembro. Alguns afirmam que o estilo da série segue o longa metragem High School Musical, e acredito que o grande sucesso também se deve a este fato.

A banda Glee Cast ganhou bastante destaque em 2009 com a música “Don’t Stop Believin’”, originalmente gravada pela banda Journey em 1981. A versão do Glee Cast ajudou o Journey a alcançar um feito histórico: em 2009, a faixa “Don’t Stop Believin’” vendeu cerca de dois milhões de downloads, atingindo assim o score de faixa mais vendida em toda a história da loja virtual do iTunes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails