sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Baú do Planeta Música - Last Christmas (Parte 01)

Pergunto a vocês: o que uma dinamarquesa, um sapo maluco sueco, dois ingleses, uma cantora alemã, uma banda escolar e duas cantoras americanas tem em comum? Se isto instigou sua curiosidade, se liga no Planeta Música. Serão duas postagens sobre a história desta música. Uma você lê a seguir e a segunda parte, você confere na terça-feira, dia 26 de janeiro. Boa leitura pra você!

Last Christmas

Tudo começou em 1981, quando a banda Wham! surgiu, na Inglaterra. Formada apenas por dois músicos (Andrew Ridgeley e George Michael), a dupla viria a compor músicas como “Wake Me Up Before You Go Go”, “Everything She Wants” e “Careless Whisper” (estas publicadas em 1984 no álbum chamado “Make It Big).


Wham chegou a lançar outro disco anteriormente, em 1983, com várias músicas mas nenhuma que seja de tamanho destaque como o álbum que viria um ano depois. A dupla se manteve unida até 1986, quando George Michael resolveu separar-se para seguir em carreira solo. Aliás, quase esquecendo, “Last Christmas” foi gravada e lançada como single em 1985, pela dupla dinâmica.


10 anos mais tarde, em 1995, foi a vez da cantora dinamarquesa Sannie Charlotte Carlson lançar a sua própria versão de Last Christmas. Você deve conhecê-la pelo codinome “Whigfield”.


Nascida em 11 de abril de 1970, Sannie é mais conhecida pelas músicas “Sexy Eyes” e “Saturday Night” (estas do álbum “Whigfield”, de 27 de fevereiro de 1996).

Passou vários anos de sua infância na África regressando muito depois à sua terra natal. Saltou ao estrelato quando sua canção "Saturday Night" passou a ser o maior hit do verão europeu de 1994, graças ao que foi tocado intensamente nas discotecas Mediterrâneas e de que teria uma letra que muitos aprenderam facilmente. Whigfield se converteu na primeira artista não britânico(a) a debutar como No.1 na primeira semana do ranking do Reino Unido. Sua música teve também muito sucesso no Brasil, na Espanha, Canadá, Austrália, França, nos países nórdicos e na América Latina durante o fenômeno eurodance de 1994.

Outras canções posteriores destacadas são "Think of You", "Close To You", "Last Christmas", "Gimme Gimme" e "Sexy Eyes".


Bem diferente da versão original de Wham, Whigfield deu um tom eurodance para a letra, ficando entre algumas das músicas de maior sucesso da cantora, que estava no auge em 1994/1996, na época em que até o nosso já citado amigão Haddaway também estava estourando nas paradas de sucesso. Nesta época, você deveria estar assistindo novelas globais como Pátria Minha, A Próxima Vítima e Explode Coração (que, em forma de emails trocados pela cigana Dara, introduzia a nova tecnologia que acabara de chegar ao Brasil, chamada Internet).


Voltando ao “último Natal”

A letra já adormecia no meio do baú deste Planeta Música, quando em 2006, alguém lembrou dela! E desta vez teríamos a mesma letra sendo interpretada por duas pessoas no mesmo ano.

A primeira a trazer de volta à tona o sucesso de 1985, foi Ashley Tisdale, uma cantora e atris americana que surgiu no mundo da música através do grande sucesso adolescente das telonas de cinema chamado “High School Musical”, onde ela interpretou a moça Sharpay Evans. Coincidência ou não, Ashley nasceu no dia 2 de julho de 1985; mesmo ano de lançamento da primeira versão da música e letra do Wham, que ela viria a regravar 21 anos depois.

Em junho de 2006, Tisdale assinou um contrato com a gravadora Warner Bros. Records. Antes do lançamento de seu álbum de estréia, ela regravou o hit natalino "Last Christmas" e lançou-o no natal de 2006 como o primeiro single em seu contrato com a Warner.

Ashley também faria um grande sucesso com as músicas “Be Good to Me”, “Goin’ Crazy”, “He Said, She Said”; todos lançados em 2007 no álbum “Headstrong” (tendo “Be Good to Me” como primeiro single em fevereiro e “He Said, She Said” como segundo single em setembro do mesmo ano).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails