sexta-feira, 14 de maio de 2010

Stevie Wonder completa 60 anos; relembre a carreira do músico

Ser cego de nascença não impediu Stevie Wonder de se transformar em um gênio da música do século XX. Exímio cantor e instrumentista (suas habilidades passam por teclado, piano, bateria, guitarra, congas, bongo, clavineta e escaleta), é um dos maiores vencedores do Grammy Awards, com 22 estatuetas.

Nascido em Michigan, nos EUA, começou sua carreira como Little Stevie Wonder, ao assinar um contrato com a Tamla Records, uma sub-divisão da Motown, famosa por seus grandes lançamentos de artistas negros. Pela gravadora, deu seus primeiros passos, com os álbuns The Jazz Soul of Little Stevie e Tribute to Uncle Ray.

Seu cover de Blowin' in the Wind também ganhou destaque, relacionando-se ao lado político do cantor, presente também em suas próprias canções. Recentemente, apoiou Barack Obama para presidência dos EUA. Um das melhores épocas de Stevie foi entre 1972 e 1976, quando lançou o álbum Talking Book. Com a canção Superstition, atingiu as rádios de rock e com o disco, uma turnê ao lado dos Rolling Stones, ainda em 1972. Junto com outro sucesso do disco, You Are the Sunshine of My Life, ele conquistou seus três primeiros Grammy Awards. Com os discos seguintes, Innervisions (1973) e Fulfillingness' First Finale (1974), a música de Stevie continuou sendo sucesso com fãs, critica e com letras de forte conteúdo político. Em 1976, lançou Songs in the Key of Life, considerado por alguns como sua maior obra até hoje e que lhe rendeu mais um Grammy, agora como Álbum do Ano.

O álbum seguinte foi a trilha sonora do filme Journey Through the Secret Life of Plants (1979). Hotter Than July (1980) se tornou o primeiro disco de platina de Wonder e marca a campanha que ajudou a estabelecer o feriado de Martin Luther King nos EUA. O disco também incluía a faixa Master Blaster (Jammin'), seu tributo a Bob Marley. Atualmente, Stevie vive seu segundo casamento, com a designer de moda Kai Milla Morris; Primeiro foi casado com a cantora Syreeta Wright, da qual se divorciou em 1972. Os casamentos deram a Wonder sete filhos, o mais novo nascido em 13 maio de 2005, mesmo dia de aniversário do pai.

Uma das filhas, Aisha Morris, foi a inspiração para o pai compor Isn't she Lovely, outro grande sucesso. Ela acompanhou o pai em shows e no estúdio na época do álbum A Time 2 Love (2005).
Ele chega ao 60º aniversário ainda ativo tanto no seu lado musical, quanto no político. Em 2009, lançou o DVD Live At Least, no inicio deste ano realizou um show beneficente, em prol das vítimas do terremoto no Haiti e em março recebeu do governo francês um prêmio como "gênio da música familiar".
alguns vídeos com esse Rei Pop.





Fonte: Terra e YouTube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails