terça-feira, 18 de maio de 2010

Morte de Ian Curtis, líder do Joy Division, completa 30 anos

Morria em 18 de maio de 1980, 30 anos atrás, Ian Curtins, vocalista de um dos grupos mais importantes do rock britânico, o Joy Division. Aos 23 anos de idade, o cantor foi encontrado enforcado na cozinha de sua casa. Com um timbre grave e bem característico, Ian liderou o Joy Division ao lado de Peter Hook, Stephen Morris e Bernard Summer. Motivado pelo movimento punk do final dos anos 70, o grupo foi um dos responsáveis por colocar Manchester novamente no mapa musical.

Com diversas compilações póstumas, a banda de Ian Curtis lançou apenas dois álbuns de estúdio: Unknown Pleasures (1979) e Closer (1980), discos considerados referência até os dias de hoje. Das composições de Curtis, saíram canções como She's Lost Control, Shadowplay, Dead Souls, Transmission, Atmosphere e sua mais famosa, Love Wil Tear Us Apart.
Com uma adolescência "cinza" na industrial Manchester, Ian Curtis abordava em suas letras tons emocionais e viscerais ligadas a dor, violência, alienação e morte. Sua presença de palco logo também ficou característica, principalmente por sua forma de dançar, lembrando inclusive seus ataques epiléticos, outro fator que o incomodava.

A ascensão do Joy Division no mainstream inglês logo colocou a banda nos holofotes, mas esta pressão logo caiu sobre Curtis, que tinha cada vez mais problemas para lidar com a situação. Poucos dias antes da primeira turnê da banda nos Estados Unidos, o vocalista assistiu Stroszek, de Werner Herzog, um de seus filmes favoritos, ouviu The Idiot, disco de Iggy Pop, e se enforcou na cozinha de sua casa.




Além da pressão vinda com o sucesso da banda e a epilepsia, Ian sofreu muito com o divórcio com sua mulher, Deborah, e um caso extra-conjugal com a jornalista belga Annik Honoré.

A trajetória de Ian Curtis ganhou versão cinematográfica nas mãos do diretor Anton Corbijn, em 2007. Em Control, o ator Sam Riley vive o vocalista do Joy Division mostrando seu contato com a música, a ascensão da banda e sua morte.



Fonte: (Redação Terra) e YouTube

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails