segunda-feira, 19 de abril de 2010

Freddie Mercury de Selim Rauer.

LER TAMBÉM É SHOW: As pessoas sempre me perguntam qual livro estou lendo. Acho que hoje leio mais do que ouço música. Tento, na medida do possível, ler um livro por semana, mas, ultimamente, se leio um a cada duas ou três semanas, já está bom. Vou usar esse espaço aqui no blog para sempre falar o que estou lendo, a partir de hoje, independente do tema do livro. Nessa semana terminei, acho que o termo certo é, devorei a biografia de "Freddie Mercury", de Selim Rauer. A obra, aliás, nem pode ser chamada de biografia. Ela contextualiza muito bem a carreira de Mercury (solo e no Queen), dedicando capítulos a cada um dos álbuns lançados, e ainda dando pinçeladas das respectivas turnês, mas deixa muito de lado a vida íntima do cantor (não estou querendo dizer "fofocas", mas a sua vida íntima mesmo, que deve ser objeto de qualquer biografia). Pelo que notei, Selim Rauer entrevistou apenas uma meia dúzia de amigos de Freddie Mercury e se baseou mais em pesquisas. Por isso, o livro é bom para entender cronologicamente a carreira do Queen, mas jamais para entender a personalidade de Freddie Mercury. Leia se você for realmente fã de Freddie e/ou do Queen. Eu não posso dizer que sou um fã do Freddie ou do Queen, mas tudo o que tem a ver com música me interessa, e por isso acabo lendo todo o livro sobre música ou bandas e afins que me caem nas mãos e perto dos olhos. Valeu até a próxima dica de leitura. Ludy



Fonte: YouTube.

10 comentários:

  1. Freddy Mercury consegue não causar boatos, mesmo após suas passagem aqui pela Terra.
    Seria muito fácil hoje em dia qualquer jornalista mal intencionado escrever balelas sobre ele, mas o prestígio que ele conseguiu no mundo da música faz com que esse tipo de coisa não seja possível.
    Vale lembrar que em plena época em que a AIDS estava arrasando com todos e vista como a "Peste Gay" ele não escondeu sua homoafetividade e nem que estava com HIV. Mostrou ao mundo quem ele era, não de forma ofensiva, mas apenas a nível de informar do que gosta e como ia vivendo seus dias.
    Freddy Mercury conseguiu falar de sexualidade, amor, paixão, desejo, saúde, vida, sem cair na leviandade, sem perder a ternura com a qual deve ser mantida diante de temas tão sensíveis.
    É possível até memso afirmar que nenhum outro cantor no mundo conseguiu continuar sendo visto por todos como "um grande cantor" após expor seus pontos mais "polêmicos".
    Pelo que se sabe, muitos fizeram e ainda fazem (olha só o caso Ricky Martin), mas só ele conseguiu manter-se como Freddy Mercury - o cantorzasso do Grupo Queen.
    Abraços. DEsculpe se escrevi demais....rsrs...
    FabianoCaldeira.

    ResponderExcluir
  2. Fabiano sensacional o que tu escreveu. Achei de uma profundidade e de uma grande sabedoria, digna de um ser humano especial como tu és. parabéns pela tua lucidez em tempos de obscuridade intelectual. Um abraço amigo estamos felizes por sua participação e pelos seus belos pontos de vista.

    ResponderExcluir
  3. Essa pessoa que dizes não sou eu.
    Pelo menos eu acho que não.
    Normalmente estou acostumado a ler coisas
    desagradáveis... tens certeza das
    impressões que tens a meu respeito???
    rsrsrsrs...
    Abraços. FabianoCaldeira.

    ResponderExcluir
  4. Bom Fabiano. O que digo é baseado realmente nos teus comentários bem fundamentados, lógicos e muito equilibrados. E o que aconteçe é que geralmente as pessoas não penetram mais a fundo na essência, tudo é no terreno do superficial e ali mesmo tecem suas opiniões, conjecturam e fazem suas divisões entre seres humanos. Tipo: "Esse serve pra mim", "esse aqui tá descartado pois pensa diferente de mim", "não gosto desse porque é um depravado", ou porque é gay ou porque não é. Esse porque é católico, ou porque é Espirita ou do candomblé, ou Mórmon, ou Batista. Esse porque é negro ou amarelo ou azul, outro porque não torçe pro mesmo time, não veste a mesma cor, não lê o mesmos livros, nãos gosta dos mesmos sons, outros porque tem grana demais ou porque tem money de menos. E assim vamos dividindo em classes, e guetos, nichos, favelas e arquivos mentais, em verdadeiros compartimentos equivocados as pessoas. Talvez por isso você ouça comentários desagradáveis. Porque falta respeito pelo ser humano. A palavra de ordem deveria ser . "Trato meu semelhante como gostaria de ser tratado e desejo ser tratado. Com respeito". Na verdade na minha opinião o que deveria haver é uma grande fraternidade e harmonia entre as pessoas. Mas aí já estou sendo utópico.
    Uma abraço meu amigo. E sim essa é a minha opinião a seu respeito.

    ResponderExcluir
  5. Oi! Obrigado pela opinião, mas sobretudo, peço que a sinceridade venha sempre, como veio até hoje, ok...
    Só uma nota sobre essas religiões que vc citou... achei engraçado porque eu curiosamente segui todas elas (inclusive quando fui mormon fiquei no Sul, conhecido como "Elder Caldeira") e hoje não sigo mais nenhuma e prefiro não pensar em porquês, mas ser fiel ao que sinto no meu peito: que Deus está aonde nós estamos e o céu e inferno é uma condição espiritual nossa para nossa evolução.
    So para concluir, sobre essa fraternidade ser utopia... eu não penso que isso é algo tão distante de ser alcançado. Já conseguimos tanta coisa, se olharmos para trás! Antes a humanidade era muito mais limitada e tirana. Hoje em dia ainda estamos longe do paraíso ideal, mas a caminho dele, sim. Eu acredito que sim.
    Um abração. Muito obrigado.
    Mesmo quando não deixo comentários eu estou sempre passando e lendo as matérias. normalmnente comento o que me chama mais a atenção, o que tem mais a ver comigo de alguma forma.
    Gostaria muito de um dia ler algo sobre Roxette já que eles estão voltando com material novo. Em breve vou colocar no meu Blog algo a respeito, mas gostaria de ler algo aqui, pois sei que será diferente do que tenho em mente e irá me acrescentar algo, com certeza.
    Abraços.
    FabianoCaldeira.

    ResponderExcluir
  6. Fabianão obrigado pela sinceridade nas palavras e pode ter certeza que daqui o que "rola" é isso mesmo sinceridade.
    Eu penso que é assim que devemos levar o nosso blog e também nossas vidas. Acredito que o meu parçeiro de Blog Milton pensa assim também. Pode ter certeza que sempre que eu tecer um comentário vai ser pautado pela sinceridade.
    Roxette. Beleza vamos preparar alguma coisa pra breve. Vou pedir para o nosso pesquisador do Blogão Milton Junior bolar um "Baú do Planeta Música" com esse duo suéco Roxette, Formado por, Marie Fredriksson e Per Gessle.

    ResponderExcluir
  7. Cara, até hoje lembro de um DVD que dei de presente para uma pessoa especial do Roxette que tinha TODOS... eu digo, TODOS os clipes do Roxette, incluíndo um documentário sobre como eles criaram e mixaram a música "The Big L". O Baú do Planeta Música paa Roxette está anotado e, desde já, agradeço pela super participação no Blog. Que todos os leitores saibam que podem comentar e pedir textos, como você fez. Abração galera" Até!

    ResponderExcluir
  8. PS.: até hoje tiro o chapéu para o vídeo do Freddie Mercury cantando no Rock in Rio... e a galera cantando junto "We Willl Rock You".

    ResponderExcluir
  9. Adoro o Freddy Mercury, Queen. Na verdade, sou beeem eclético!
    Citei Roxette porque apareceu na minha vida também. Amo Roxette!!!
    Quando vocês fizerem esse "Baú" vou me sentir lisonjeado. Eu sei qual DVD o Milton se referiu.
    Obrigado por tudo. Sigo acompanhando o Blog e fico um dia no aguardo dessa surpresa. Não tenham pressa, preocupem-se com a qualidade mais do que com a quantidade.
    Abraços, amigos!!
    FabianoCaldeira.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails